sexta-feira, 15 de março de 2013

Existe um inferno de fogo ardente?


  [Do hb.  sheol ; do gr.  hades ; do lat.  infernus , local que fica sob a terra]  Lugar de suplício, penas e açoites, criado por Deus, para abrigar as almas dos iníquos até que se instaure o Juízo Final. Pela escatologia bíblica, o inferno é apenas um lugar intermediário. Dali, os ímpios hão de ressurgir para serem lançados no lago de fogo. Eis algumas verdades bíblicas concernentes ao inferno:
 1) Foi criado por Deus (Mt 25.41).
 2) O seu mandatário, portanto, é o próprio Deus.
 3) Não é a habitação de Satanás como vulgarmente se pensa, mas o lugar de reclusão das almas impiedosas (Lc 16.23).
 4) Nada tem a ver com a invenção romana do purgatório (Hb 9.27).
 5) O mesmo inferno haverá de ser lançado no lago de fogo (Ap 20.14).

 O inferno é "o lugar preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25.41), o lugar para onde se destinam as almas dos ímpios e de todos os que rejeitam o plano de Deus para sua salvação. A palavra "inferno" vem do latim infernus, que significa "lugar inferior". Foi usada por Jerônimo, na Vulgata Latina, para traduzir do hebraico a palavra Sheol, no Velho Testamento, e do grego as palavras Geenna, Hades, Tartaroo e Abyssos, no Novo Testamento.
  O Hades é o equivalente do hebraico sheol. É o estágio intermediário dos mortos. É o lugar onde eles estão aguardando, em estado de consciência, o dia do juízo Lc 16:19-31, quando todos os mortos do Hades, juntamente com ele, serão lançados no lago de fogo: "... a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo" (Ap 20.13,14). 
  No texto grego aqui, a palavra usada para "inferno" é "Hades”. O Hades não é ainda o inferno propriamente dito. É uma prisão temporária, até que venha o dia do juízo. Os condenados estão lá, conscientes e em tormentos, sabendo perfeitamente porque estão nesse lugar, aguardando o juízo final, registrado em Apocalipse 20.11-15, pois o Hades não é ainda o lago de fogo e enxofre. O Hades, portanto, não é sepultura. Quando morre um justo, o homem interior, alma e espírito, vão para a presença de Deus, enquanto o corpo é sepultado: "e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Ec 12.7). 

Fogo eterno  [Do lat.  focus +  aeternus , que não terá fim] O mesmo que lago de fogo.
 Assim é descrito o castigo que o Supremo Juiz reservou para punir a rebelião levada a efeito pelo diabo e seus anjos (Mt 25.41). Vê-se, pois, não ter sido o ser humano criado para receber semelhante castigo; um destino de gozo é o que o Senhor lhe reservara. Mas por causa da impenitência dos que não querem se arrepender, milhões de filhos de Adão serão lançados no fogo eterno.
 Semelhante castigo é conhecido também como o fogo inextinguível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário