segunda-feira, 4 de março de 2013

O casamento


     O casamento em si continha várias partes importantes. A cerimônia era essencialmente não-religiosa, a não ser por uma bênção pronunciada sobre o casal (“Ó nossa irmã, sejas tu em milhares de milhares, e que a tua semente possua a porta de seus aborrecedores! Gn 24.60). O casamento envolvia o preparo e a aprovação de um contrato legal. Isso continua existindo no casamento judeu até hoje. Alguns cristãos podem ficar surpresos ao saber que só recentemente foi exigida a presença de um rabino ou sacerdote nas bodas.O casamento também envolvia os trajes a serem usados.
 A noiva era praticamente adornada como uma rainha (Ap 21.2). Depois de banhada, ela tinha os cabelos trançados com todas as pedras preciosas que a família possuía ou podia tomar emprestado (SI 45.14,15; Is 61.10; Ez 16,11,12). As moças que a ajudavam a vestir-se, permaneceriam a seu lado como “companheiras". O noivo também se vestia com elegância e se adornava com jóias (Is 61.10), sendo acompanhado pelo “amigo do noivo” Jo 3.29). Os trajes das núpcias eram tão importantes que se tornavam inesquecíveis (Jr 2.32). 
A noiva e o noivo pareciam e agiam como rei e rainha. Outro elemento importante do casamento era a procissão no fim do dia. O noivo saía de sua casa para buscar a noiva na casa dos pais dela. Nesse ponto  a noiva usava um véu. Em algum ponto o véu era retirado e colocado no ombro do noivo, e feita a seguinte declaração: “O governo estará sobre os seus ombros”. A procissão deixava então a casa da noiva e seguia para o novo lar do casal, e a estrada escura era iluminada por lâmpadas a óleo carregadas pelos convidados. Na história contada por Jesus, os noivos demoraram mais do que o esperado, de modo que o azeite nas lâmpadas começou a acabar. Só os que tinham levado um frasco de óleo de reserva puderam reabastecer suas lâmpadas e dar as boas vindas aos noivos ( Mt 25.1-13). Havia canções ,e música ao longo do caminho (Jr 16.9) e algumas vezes a própria noiva participava da dança (Ct 6.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário